Mensagens
  Enviar Mensagem
  Buscar Mensagem
  Fale Conosco
  Amizade
  Mensagens de Amor
  Desculpas
  Dia da Mulher
  Especiais
  Família
  Músicas
  Paixão
  Parabéns
  Paz
  Positivas
  Reflexões
  Saudade
  Declaração de Amor
  Dica Feminina
  Orações
  Poesias
  Traduções
  Matérias
  Humor
  Sonhos
  Cartões
  Power Point



 

Seja Bem-Vindo 

 

 

  

Os primeiros sinais de que o frio chegou aparecem nos lábios e nas mãos. Devido à baixa temperatura, eles ficam ressecados e muito sensíveis.

Danielle Cerati

Por possuírem a pele muito fininha, seus lábios são facilmente atacados pelo frio e pelo vento, comuns nessa época. Mas não são só eles que sofrem durante a temporada. As mãos também ficam ásperas e frágeis e podem até apresentar pequenos cortes doloridos nos cantos das unhas. Por isso, essas duas regiões precisam de cuidados intensivos, a começar pela temperatura da água.

Banhos quentes demais – e demorados ainda por cima – retiram a oleosidade natural da superfície do corpo. É essa camada de gordura que protege e garante a manutenção da saúde da pele, além de evitar o ressecamento. Apesar de ser muito convidativo, o banho escaldante deve ficar fora da sua rotina diária.

O mesmo vale para suas mãos. Procure não lavar louça com água fervente, por exemplo. O resultado pode ser visto em pouco tempo: pele desidratada, descamando e com excesso de sensibilidade.

LÁBIOS SEDOSOS

Como ficam desprotegidos e sempre à mostra, os lábios são alvos fáceis do vento e do ar seco, típicos dos dias de inverno. As rachaduras logo surgem, junto com pequenas porções de pele descamada. Na tentativa de amenizar o problema, você tenta umedecer o local com a saliva. Não podia ser pior. “A saliva é ácida e queima ainda mais a pele que já está ressecada”, alerta a dermatologista Adriana Awada.

Nesses casos, o ideal é não sair nem na porta de casa sem passar batom com filtro solar e hidratante, associado ou não à manteiga de cacau. Outra opção são os produtos à base de cera, que têm o mesmo efeito protetor e evitam rachaduras.

MÃOS DE PRINCESA

            As mãos não são menos frágeis. Elas também ficam diariamente expostas às agressões de clima frio, do uso de detergentes e outros produtos químicos, ainda mais agravados pela água quente. Tudo isso prejudica o mecanismo de hidratação natural da pele, cuja função é impedir a perda de líquido. Sem essa proteção, as mãos ficam mais sensíveis a ações externas e acabam se tornando ressecadas, com sensação de aspereza. O uso diário de hidratantes e protetores solares é a melhor opção para preservar a beleza das mãos.

S.O.S Express!

            Confira as dicas abaixo para não sofrer nesse período de frio, tempo seco e vento.

  • No inverno, o ideal é tomar um banho ao dia, rápido, com água de morna para fria e usando sabonete neutro apenas nas axilas, genitais e pés. Ensaboar-se exageradamente também resseca a pele, pois ajuda a retirar sua camada de proteção natural.
  • Hidrate sempre e todos os dias seu corpo inteiro. Após o banho, aplique um hidratante próprio para o seu tipo de pele. Não esqueça das mãos, dos pés e de áreas mais secas, como cotovelos e calcanhares.
  • Use luvas de borracha para proteger suas mãos quando for lavar louça.
  • Aplique filtro solar nas áreas expostas várias vezes ao dia, mesmo durante o inverno. Não esqueça que suas mãos também devem ser incluídas nesse ritual diário.
  • Beba bastante água para hidratar o corpo.
  • Cuidado na hora de escolher que batom usar. “O uso de batons de qualidade inferior pode irritar os lábios e provocar ressecamento. Essa reação muitas vezes pode ser sinal de alergia a algum componente do batom”, alerta a dermatologista Cristina Laczynski.

 

Consultoria: Dra Shirlei Borelli, dermatologista;

Dra Adriana Awada, dermatologista especialista em cosmiatria; Dra Cristina M.M. Laczynski, dermatologista membro da Academia Americana de Dermatogia.

ver outras matérias > > >